• Sem categoria
  • 16

Resultados da Pesquisa no Facebook

Print Friendly, PDF & Email

Resolvi realizar esta pesquisa entre os seguidores de minha Fanpage do Facebook para que seja possível conhecer um pouco mais sobre o perfil dos novos seguidores. Percebi que ao passar de 100 mil likes, muita gente que não possui o perfil dos primeiros seguidores passou a comentar as publicações. Atribuo este fato à importância que as pessoas dão a posts de perfis que sejam pop por algum motivo. Gente atrai mais gente.

Foram coletadas 5040 respostas num período de aproximadamente 30 horas.

JOVENS, MAS ALGUNS NÃO TÃO JOVENS…

2015-07-01_094156

A primeira questão apurada foi a faixa etária. Extraídos os extremos, a conclusão ainda sim é de que há uma variedade de faixas etárias significativa. Porém o maior número absoluto de seguidores se encontra entre os 18 e 25 anos.

A pessoa mais nova a responder a pesquisa afirmou ter 11 anos (nem deveria estar no Facebook né), enquanto a mais velha informou ter 69 anos.

Considerando que no momento desta pesquisa eu possuo 36 anos (julho/2015), então minhas publicações alcançam, em sua maior parte, pessoas com idade inferior à minha.

DISTRIBUIÇÃO POR REGIÕES

No quesito distribuição por Regiões, a maioria esmagadora informou ser do Sudeste brasileiro. Porém foram expressivos os números do Nordeste e Sul. A quantidade de pessoas em outros países foi equivalente ao número do Norte do Brasil, sendo a maior parte da Europa e Estados Unidos.

2015-07-01_094540

OPÇÃO RELIGIOSA

Quando perguntados a respeito de sua opção religiosa, a maioria esmagadora se afirmou seguidor/simpatizante do ensino evangélico/protestante. O segundo maior número de seguidores afirmou ser Católico, seguido dos que informaram serem Espíritas e “Outras” religiões. E por fim os ateus e umbandistas.

2015-07-01_161345

As demais opções tiveram pouca expressão numérica, embora constaram pelo menos mais de 20 casos na amostra obtida.

 

A QUESTÃO DA HOMOSSEXUALIDADE

2015-07-01_120238Em tempos politicamente corretos, julguei ser relevante considerar o quanto a opinião das pessoas a respeito da pecaminosidade da homossexualidade ainda é comum. A fé cristã evangélica protestante e a Católica, são categóricas com relação a esta questão. Porém ainda sim foi verificado um número significativo de casos de apoio à homossexualidade mesmo nestas confissões de fé.

As demais confissões religiosas se apresentaram como mais tolerantes à questão.

PENA DE MORTE E REDUÇÃO DA MAIORIDADE

Embora as perguntas tenham sido apresentadas separadamente, os resultados demonstraram que a proporção de opiniões a favor da tolerância aqui se inverte. A religião Evangélica/Protestante se apresenta como a que tem maior rejeição da ideia de ambas as propostas. Já as demais religiões, se apresentam mais a favor, seguindo a seguinte ordem: Umbandistas, Ateus, Espíritas e Agnósticos.

2015-07-01_120733

2015-07-01_121913

As religiões mais tolerantes na questão da homossexualidade, são as menos tolerantes na aplicação de punições envolvendo menores ou na aplicação da pena capital.

POSICIONAMENTO POLÍTICO

2015-07-01_122131Se confirma o fato de que a maioria não se sente representada pelas correntes políticas da atualidade. A aversão à direita e/ou esquerda chega a impressionantes 70%.

Curiosamente a maioria que se afirma de “direita”, é moradora do Sudeste e Centro-oeste brasileiro.

DINHEIRO E FÉ

2015-07-01_121958Mais de 50% dos seguidores da página afirmam contribuir financeiramente para algum tipo de instituição religiosa. Obviamente o número é fortemente influenciado pela presença em massa de Evangélicos, porém cabe destacar que muitos Católicos, Espíritas e Umbandistas também informaram possuir o hábito.

REMUNERAÇÃO DE LÍDERES RELIGIOSOS

2015-07-01_132722

Surpreendentemente, a maioria afirma ser a favor da remuneração eclesiástica. Uma pena que isto não se traduz em prática na minha vida! hahaha

PASTORES E SUAS INFLUÊNCIAS

2015-07-01_122248Se por um lado Silas Malafaia atrai muitos fãs fiéis (principalmente entre os Evangélicos do RJ), por outro lado é terrivelmente odiado pela maioria de todas as religiões informadas na pesquisa.

Mesmo entre os evangélicos, Silas não chega nem perto de ser considerado unanimidade.

Já o pop da star jovem (embora tenha mais de 40 anos) Lucinho Barreto, também não atrai a preferência da maioria dos seguidores desta página. Me surpreendeu ver que a maioria dos que responderam a pesquisa afirmaram sequer saber quem é o tal. E dos que sabem, a maioria desaprova seu modelo de pastoreio.

2015-07-01_122356

Espero que você tenha gostado das informações. Em breve realizarei mais pesquisas, para complementar os dados e tirar um pouco mais de informações a respeito daqueles que compartilham das ideias que todos os dias tento repartir nas mídias sociais :)

Abraços!

 

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. Vanderli Pacheco disse:

    Achei ótima essa pesquisa

  2. Tiago disse:

    Foi bom saber que a maioria tem uma opnião parecida com a minha.

  3. Muito bom Ari! É bom saber o que “pensam” os que curtem nossas páginas! Admiro seu trabalho! Abraço

  4. Rodrigo Carvalho disse:

    Parabéns pela pesquisa. Deus te abençoe e que continue a nos ensinar.

    Abraços.

  5. Diego disse:

    Excelente pesquisa.. Que Deus continue abençoando tua vida irmão.. Quero te ver pregar em Guarapuava-PR… Paz.

  6. Joab disse:

    Excelente pesquisa… Espero que haja mais…

  7. Israel disse:

    Show de bola pastor. Deus abençoe!

  8. Ramon disse:

    Muito boa a pesquisa e bastante informativa, só uma ressalva, além de ser do norte sou do Acre. Caso fosse possível, elenca o público por estado

  9. Leo disse:

    Muito boa a pesquisa.. saber que muitos evangélicos ainda pensam… como disse a presidenta Dilma… São homo sapiens sapiens
    Kkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkk

  10. Isabel Silva disse:

    Acho que o Ari deveria ser mais consciente nas suas postagens… Palavrões e expressões chulas não combinam com um homem que se diz pastor e pregador da palavra. Santidade é uma exigência do Deus santo.

  11. Elder Paes disse:

    Grande Ari!!
    Bacana sua pesquisa e o resultado foi bem interessante!
    Deus continue te abençoando, cara!!
    Grande abraço!!

  12. Bruno Morais disse:

    Gostei da maioria dos resultados. Esperando novas pesquisas. Deus abençoe!

  13. Naísia disse:

    Bacana!

  14. Cara, achei interessante o fato da sua conter mais agnósticos que católicos. Na minha opinião isso comprova uma série de questões rsrs . abs, aguardo mais pesquisas.

  15. Esdas Caleb disse:

    parabens a esquerda descobriu o lucinho barreto ganhamos outra “voz” dos crentes

  1. 15 de julho de 2015

    […] Pesquisa citada pelo Ari: http://www.ariovaldo.com.br/2015/resultados-da-pesquisa-no-facebook/ REDES SOCIAIS:Facebook: www.facebook.com/blogdoscrentassos Twitter: www.twitter.com/crentassos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *