Top 5 das expressões sem sentido que usamos nas Igrejas

Print Friendly

Atendendo a pedidos, segue a lista de expressões que perderam (ou nunca tiveram) o sentido ao longo das experiências “cristãs” ensinadas pelas Igrejas.

5 – EXORTAR

Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio.

4 – LEVITA

Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.

 

3 – PROFETA

Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a vontade de Deus ao povo. Simples assim. Porém tornou-se comum considerar que profeta é uma espécie de adivinho. Heresia pura! Considerando que TODA A REVELAÇÃO está em Cristo Jesus e que o conhecimento acerca desta revelação está contida nas escrituras, um profeta legítimo não deve adivinhar nada, mas proclamar de maneira compreensível as coisas que estão contidas na palavra de Deus. Por isso Paulo afirma que o dom de profetizar é o dom mais excelente. E se você ainda paga pau pra adivinhos, lembre-se que ADIVINHAÇÃO é pecado.

 

2 – UNÇÃO

Como dizem por aí, UNS SÃO, outros NÃO SÃO. Agora falando sério… a expressão unção virou clichê na boca de crente. É unção disso, unção daquilo… tudo sempre buscando atender ao interesse economico; ou garantindo o controle das massas sob o pretexto de que UNÇÃO É PODER. Pra começar no Novo Testamento a palavra unção só é usada no sentido de afirmar que Cristo está em nós. Logo, ter unção é ter Cristo. Em todos os outros contextos, há ensinos explícitos sobre o ato de “ungir” pessoas, que seria orar com óleo, pedindo a Deus por curas específicas. Há algum poder neste óleo? Não mesmo. Mas é bom lembrar que no contexto bíblico, óleo também era considerado remédio para muitas doenças.

1 – ATO PROFÉTICO

Essa é a campeã da lista de heresias. Se sua igreja usa essa expressão, então a teologia por aí tem sido profundamente contaminada com valores neopentecostais. Pra começar não existe a expressão “ato profético” na Bíblia. Essa expressão surgiu na verdade como uma tentativa de disfarçar o conceito de podemos fazer coisas que “movem a mão de Deus” na direção de nossos desejos. Ou seja, heresia pura.

 

Meu conselho é… cuidado com as expressões.
Por que as mínimas coisas podem revelar grandes besteiras.
Vão com Deus!

Ops! Como alguém poderia ir “sem Deus”, se Deus é onipresente e está em todos lugares mesmo antes de eu pensar em me mover?

@ariovaldojr

Você pode gostar...

31 Resultados

  1. Joel (Jxpx) disse:

    Kra parabéns pelo texto já tinha ouvido uma mensagem sobre esses temas mas esse foi mais direto…abrass!!!

  2. Muito bom!!!! Pura realidade…
    Oq crente mais gosta é de criar expressões, para quere se diferrnciar…

  3. Samuel Varela - Crato/CE disse:

    Excelente… venho lutando contra algumas dessas expressões na minha igreja.

  4. Isaac Marinho disse:

    Sem querer defender o seu uso, mas ‘exortar’ também significa ‘advertir’, ‘admoestar’, ‘aconselhar’…

    exortar (e-xor-tar) v.t. – Animar, incentivar, estimular: exortar os jovens a prosseguir sem desânimo.
    Induzir, conversar.
    Advertir, admoestar, aconselhar.

  5. Ariovaldo aqui fica uma dica.. Gostaria de ler um post seu sobre os termos: Canela de fogo, os vasos, os decanta.. etc… Esses glichês do evangeliques..rsrs

    Abraços.

  6. Rafael Jaques disse:

    Tirando a parte do Ato Profético, acho que tudo faz bastante sentido.

    A Bíblia diz que temos que fazer conhecidas todas as nossas petições diante de Deus, e que se Ele encontrar graça em nós, nos abençoaria, conforme Sua grande vontade.

    Creio que, pela infinita misericórdia de Deus, é possível sim mover a Sua poderosa mão em nosso favor, porque conheço pessoas que foram curadas de doenças terminais pelo poder da intercessão.

    Se isso não serve para que Deus nos olhe, se compadeça da nossa situação e então derrame do Seu poder sobre nós, realmente não sei o que servirá!

    Fique na paz, irmão!
    Um abraço

  7. Samuel Costa disse:

    É isso aí! Parabéns!

  8. Leonardo Mendonça disse:

    Rafael Jaques, meu amado, não sou da equipe do blog e nem conheço o Ariovaldo, mas me chamou a atençao as suas colocações.É claro que não estou aqui para de alguma forma te julgar, mas as suas colocações me abençoaram e muito.

    Você disse:”A Bíblia diz que temos que fazer conhecidas todas as nossas petições diante de Deus, e que se Ele encontrar graça em nós, nos abençoaria, conforme Sua grande vontade.”

    Sabe, eu me coloco em oração todos os dias diante do Mestre, mas o que me faz repousar são as suas infinitas misericórdias, principalmente a sua Graça.Em mim não habita bem algum, mas a Graça do Mestre é que me mantém de pé, se eu for depender de o Mestre ver alguma graça em mim, sinceramente estarei frito.

    Você disse: “Creio que, pela infinita misericórdia de Deus, é possível sim mover a Sua poderosa mão em nosso favor, porque conheço pessoas que foram curadas de doenças terminais pelo poder da intercessão.”

    Mais uma benção meu irmão que você me proporcionou refletir sobre minha vida. Intercessão não é ato profético, intercessão é o meu ser pequeno e dependente se colocar diante do Mestre e pedir algo por um irmão desconsolado e aflito crendo na infinita misericórdia do Senhor Jesus, mas a ele e nele está todo o poder , Ele é quem decide quem vai dormir nele ou quem vai continuar nessa caminhada terrena é assim que tenho crido.

    Você disse: “Se isso não serve para que Deus nos olhe, se compadeça da nossa situação e então derrame do Seu poder sobre nós, realmente não sei o que servirá!”

    MAis uma benção é saber que Ele nos ama, sua misericórdia e Senhorio não depende de uma alma que está sobre essa terra, ele é Deus comigo ou sem mim, seria uma loucura humana como sempre achar que ele depende de mim e mais, meu pai faleceu de câncer no ossos, seus ossos estavam tão enfraquecidos que seu pescoço subiu quase acima da cabeça, ficou corcunda, antes de morrer ele me disse:”Eu sei em quem me criou, é Ele quem sabe de todas as coisas”. O que me servirá vem dele, seja no sofimento ou na dor ( que muitas vezes não entendemos porque passamos ), fica aqui minhas palavras pois sou seu irmão e acredito na igreja como sendo o nosso coração envolvido no mesmo propósito mesmo sem estarmos juntos em um prédio ou edificio.

    Abraços e beijo no coração.

  9. Dias Pedro Macaba disse:

    Nós somos campeões em figuras de linguagem, e muitas expressões que não obedecem a regra da etimologia e muito menos seus significados. Quanto cheguei aqui, eu sempre ouvi gente, amigos e irmão falando a palavra (Bacana).
    Porém eu já sabia a etimologia dessa palavra e seu significado, então jamais usei essa palavra em momento algum.
    – Assim o que é bom para a linguagem comum, achamos bom para a Igreja também.
    – Grande besteira!.
    – Então como é bom ler, ou aprender, ainda que seja um pouquinho só.
    Obrigado.

  10. 5- Exortar: Xingar e banir.

    4- Levita nunca curou ninguém, nunca ressucitou ninguém…

    3- Se o Pai chamasse alguém para profeta, dificilmente alguém obedeceria; Além das roupas toscas e dos cabelos sem shampoo, há um demanda de inimigos estatatais querendo decepar o profeta.

    2- Unção gordo, unção magro, unção feio…unção “bença”!

    1- Alguém conhece a adoração profética ? Tipo assim, a adoração sobe, a profecia desce. Seguindo a lógica, um sobe outro desce. As duas coisas juntas, será que não param no caminho entre céu e terra ?

    Abraço…

  11. Karen disse:

    Gostei! Realmente não sei aonde vao parar essa expressoes besteirol! A maioria de influencia neopetencostal! #SóGizuiz

  12. Mateus Claudionor disse:

    Deus é o mesmo ontem, hoje, e sempre! Ele não muda a sua palavra!

    A sua analíse vou muito boa no ponto humanistico, mas no ponto espiritual não! Infelismente algumas igrejas hoje não tem ensinado direito sobre os termos espirituais mas eu ensino agora pra você!

    #Exortar – Paulo ensinou muito sobre isso, sobre o aconselhar, o incentivar, o ajudar. então exortar não se detem apenas aos significados modernos

    #Levita – Sim! Levita são os decentendes da tribo de LEVI, mas eles eram responsávéis por toda a parte de serviço do tabernáculo. Então hoje ainda se usa o termo ‘Levita’para as pessoas que servem na igreja, pq mesmo q o templo tenha sido destruido ], as nossas igrejas hoje são os novos templos!

    #Profeta – Profeta na bíblia não é só adivinho! Mas também ‘ Boca de Deus” Ainda hoje existe pessoas que são como a boca e Deus aqui na terra. E mesmo que não sejam tão santas, isso não qer dizer nada pq se Deus usou uma BURRA pra falar com Balaão pq não usa uma pessoa?

    #Unção – A Unção não só está ligado ao óleo, o óleo é uma figura da unção na bíblia. Unão na verdade é como uma capacitação que recebemos.

    #Ato Profético – Na bíblia contém sim vários atos proféticos, indico o livro ‘Atos Profeticos – Rene Terra Nova” para vc saber melhor sobre.

    Não olhe para bíblia como se fosse apenas mais um livro, Olhe para ela como um instrumento de vida!

  13. Ariovaldo Jr disse:

    Terra Nova? BWAHAHAHAHAHA.. faz-me rir. Mas pelo menos explica de onde vem o resto de seus pseudo-argumentos.

  14. Cristiano disse:

    Hahahahaha Terra nova??? O Patriarca?? Hahahahhh cai da cadeira aqui mano ! Conta aquela do papagaio agora hahahahahahahahahahahahaha

  15. Freire disse:

    Aaaaaah! Acho válido o “Vão com Deus”, poxa…
    Contudo gostei do texto =D

  16. Rafael Rabello disse:

    Sei que estou dando uma de milagreiro e ressuscitando post antigo, mas sou novo no site, me dou o direito a milagres de ressucitação!
    Engraçado que “Exortar”, “Levita”, “Profeta” e “Unção” quase não geraram protestos ou discussões, pois só são expressões, eu particularmente evito me contaminar pelo “evangeliques”, que me separa dos outros e me dá uma aparência de seita, com meu próprio vocabulário, ritos e maneirismos, prefiro parecer com as pessoas que quero alcançar, ou seja, parecer com o que sou, homem, comum, pecador, necessitado de misericórdia e graça, com a única diferença que já percebi, entendi minha condição e encontrei em Cristo a salvação, e os que quero alcançar ainda não.
    Porém, o tal ato profético gerou discussão, porque vai além do mal uso da expressão, como o irmão que afirma que profetas existem e acho que todos nós concordamos que existem, porém a palavra é mal usada(como o autor explicou muito bem).
    O ato profético é base da maior parte das religiões apostatas e antibiblicas neo-pentecostais.
    Absolutamente tudo no culto moderno desta vertente, é baseada no líder, no pastor, bispo, apostolo, patriarca, rei, semideus, anticristo, seja lá como se chamam, que está no púlpito. E ele, por desconhecimento da palavra de Deus (leia-se a verdadeira e pura palavra de Deus), ou porque sabe que a palavra de Deus liberta, transforma, e o que eles querem é prisão e mesmice, baseia seu “sermão” em ideias próprias, convicções absolutamente particulares, movimentação teatral e controle psicológico… Tudo isso, movido a uma enorme carga de emoção e sentimentalismo, triunfalismo e prosperidade, que não poderia desembocar em outra coisa que se não o ato profético. O ato de controlar, canalizar e direcionar a vontade de Deus.
    Cabe aqui uma explicação sobre a vontade de Deus. A vontade de Deus na terra é manifesta pelo Seu Espírito Santo, que opera sobre a vida dos homens. E a Bíblia é muito clara quanto a isso, O Espírito Santo é como um vento impetuoso e sopra onde quer e não existe absolutamente nada que possa dirigi-lo, que não o próprio Deus.
    Quanto a afirmação que pode-se mover a sua poderosa mão em sua direção, vamos só para uma análise breve da Majestade de Deus, para isso leia Jó, especificamente na parte onde Deus Questiona Jó sobre onde ele estava, enquanto Deus criava tudo o que é, onde ele questiona Jó sobre a sua insignificância diante de sua enormidade e Glória. Onde é que alguém, em sã consciência acredita que pode, sendo súdito, dar ordens ao rei??? A servidão é uma via de mão única, na qual você se sujeita a vontade de Deus, e dá a ele o que ele te ordena sem esperar receber nada, mas recebe dele o que ele te dá, quando ele te dá e se ele te dá, e ponto final, não existe barganha, não existe discussão, não existe troca, pagamento ou devolução. A única dádiva prometida e entregue no início desta servidão é a salvação, acompanhada de frutos do espírito, felicidade e abundancia de VIDA(eterna)!
    Ato profético é a mais pura manifestação de desautorização do poder de Deus, de dizer que Deus, em sua majestade, gloria, onipotência, onisciência e onipresença, não sabe o que você quer, ou mais! Não sabe o que é melhor para você, para sua igreja ou para o seu pais. É como se Deus fosse uma criança com uma bazuca na mão. Ele tem um enorme poder, mas não sabe para que lado atirar, por isso, precisa que seu povo dirija ele, para o lado certo antes de atirar.
    E mais, onde tem ato profético, tem líder herege liberando unção, ação ou milagre. Ou seja, além de virar Deus para o “lado certo”, ainda autoriza Deus a atirar. Antes disso não “Deus, não ouse abençoar antes de eu mandar!”.
    Esta na hora de todos os que querem servir a Deus, começarem a Servir, e não quererem ser servidos por ele. Obedecer a Deus e não quererem ser obedecidos por ele
    Negar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir a Jesus, implica em fazer o que ele faz e o que ele quer que você faça, caso contrário, Jesus teria dito, “Faça o que tu queres pois é tudo da lei” e quando quiser algo que não consegue sozinho, me liga que eu resolvo!

    Quanto ao Terra Nova….. O cara só pode ser fanfarrão! não pode mesmo estar falando sério! é tipo… sei lá… desisto de tentar criar algum argumento racional.

  17. GEISA disse:

    acho uma falta de conhecimento seu amigo, todos esse cinco itens sao verdadeiros. Em relaçao a atos proféticos o maior contido na bíblia foi a morte de jesus. Deus deu seu unico filho como ato profetico pra nos redimir. leia bíblia aprenda a compreender os contextos. vc é crente?

  18. GEISA disse:

    Em relaçao a unçao. Deus nos ungiu pra pregoar as boas novas as cativos e quebrantados. a Unçao é verdadeira,
    Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

    E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

    Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

    sua frase irônica de despedida nada a ver.
    #vao com Deus
    isso é uma forma de chamar a presença de Deus a proteger seus filhos, sabemos que Deus está em todo lugar, mas è necessario dizer que precisamos dEle.
    como expressar que queremos algo se nao nos manifestar para com Ele.

    e sobre Terra Nova, respeite. tudo na linguagem de hj se compara a heresias, é triste ver gente em pleno seculo xxi com mente tao deturbada. leia os evangelhos, vc conhece a biblia.?

  19. THAIS SANTOS disse:

    muito bom saber, sem desconfiei de certas expressões!!!

  20. THAIS SANTOS disse:

    muito bom RAFAEL RABELLO…..

  21. José disse:

    uma vez foi a igreja e o pastor mim revelou falou coisas que eu desejo muito isso foi um ato de profetizar ele pregava e profetizava ao mesmo tempo

  22. Dois comentários me chamaram a atenção: “a igreja é o novo templo” e “o pastor mim revelou (sic)”. Igreja é igreja, templo é templo. Templo de tijolo e cimento não existe mais. Cada cristão é um templo e quando se unem (2 ou 3) formam uma igreja. Essa união pode se dar num salão com bancos de madeira, numa casa, debaixo de uma árvore ou num bar, tanto faz. E na outra, se foi o pastor que revelou, não passa de charlatanismo. O que Deus revela é divino, o que homens revelam é somente letra.

  23. eurico rodrigues disse:

    voces são todos loucos pare e pense nas besteiradas que voces postam vão ler a biblia pois so ela pode
    abrir nossa mente para o entendimento da palavra de Deus,

  24. Daniel disse:

    Parabéns pelo post. Como abriu minha mente suas reflexões. Infelizmente muitos não entenderão seu ponto de vista, porque muitos ainda são massa de manobra de Rene Terra Nova, Silas Malafaia, Bispo Macedo e toda essa corja que prostitui o evangelho. Somos servos de Cristo, inteligentes, precisamos abrir nossa mente, tirar a venda e não nos deixarmos ser manipulados por mercenários.

  25. 5…. EXORTAR…Achei mais de 15 palavras no mesmo sentido de encorajar.
    4…..LEVITA…agora é cantor mesmo e não outro jeito…e NÓS BRASILEIROS SOMOS JUDEUS SIM, os Historiadores atuais estão revendo a História da colonização do Brasil, e já está constatado que só na Paraíba tem 80% de DNA Judeu…..Por que não nos ensinaram nas escolas? PORQUE tanto os Judeus como os Cristãos são persiguidos pelo munndo.
    3…O PROFETA….Se Deus quiser dar uma visão a qualquer um de nós Ele dá…..Deus é Soberano….se alguém diz que Deus mostrou eu me submeto, isto é TEMOR DE DEUS.
    2…..A UNÇÃO já está em nós pelo Senhor Jesus que é o Ungido, mas se tiver óleo eu uso, mas não sou dependente do óleo como já vi alguns amigos pararem o trabalho por que não tinha óleo….
    1…..os ATOS PROFÉTICOS existem sim, isso que Vc e eu escrevemos aqui é um ato profético…..
    Jesus é Meu Senhor, Amém.
    1

  26. Robson disse:

    É interessante a leva de consultores adormecidos!

    O cidadão cria um site, elabora temas, deixa bonito, recebe e atende alguns pedidos que AUTENTICAM fé neste trabalho, credibilidade e confiança… Quando ele atende aos pedidos, SHAZAM! Surge um monte de pessoas habilitadas, mas apenas para fiscalizar os que trabalham! Que tal se a décima parte dos que “anotaram” os “erros” do Sr Ariovaldo se coadunassem a ele, criando uma equipe imbatível?

    R.S. Costa
    http://www.doutoresdealmas.org

  1. 2 de julho de 2011

    […] Top 5 das expressões usadas nas igrejas […]

  2. 6 de julho de 2011

    […] fonte: Ariovaldo Jr. […]

  3. 1 de fevereiro de 2012

    […] e está em todos lugares mesmo antes de eu pensar em me mover? Diretamente do Blog Ariovaldo Jr This entry was posted in Recomendamos by Webmaster. Bookmark the […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *