Propaganda versus Evangelismo

Somos especialistas em fazer propaganda enfatizando exatamente aquilo que não somos. Isto é quase sempre uma regra. No desespero de atingirmos um grupo grande de pessoas, atropelar a ética se torna algo comum. É preciso perceber que a ética para a elaboração de mídias de produtos não pode ser utilizada para a disseminação do evangelho.

Isto se dá por que o evangelho não deve ser associado a um produto. A publicidade de um produto quase sempre busca encontrar um apelo emocional para que pessoas o comprem. Mas emocionalismo não é o sentimento correto daquele que conhece verdadeiramente o evangelho; pois é algo volúvel e que não durará muito tempo. Quem se entrega a apelos emocionais e compra algo, quase sempre irá trocar sua aquisição por uma “melhor” num futuro próximo.

Outro grande problema que enfrentamos ao falar em evangelismo, é tentarmos aplicar conceitos de marketing à igrejas. Conceitualmente, igrejas costumam ser exatamente o contrário do que sua divulgação afirma. Esta dualidade entre a mídia e a realidade, provoca decepções tremendas. E também não deixa de ser uma mentira. Já vi muitas pessoas que ficaram impressionadas por práticas de rua, ou até mesmo por eventos ditos de “evangelismo”, que abusavam de expressões artísticas. Mas ao chegar no culto de domingo, tais pessoas se sentiam enganadas. Parecia que todo aquele ambiente legal foi apenas uma isca para se apresentar mais “do mesmo de sempre”.

E talvez o tipo mais comum de decepção provocada pela propaganda é quando uma pessoa se filia a uma igreja na perspectiva de viver com pessoas melhores que ela mesma. Isto é algo que quase sempre acaba mal. Afinal, a igreja é a comunidade dos arrependidos; daqueles que buscam a vida em santidade, mas… o quanto somos melhores que os de fora? Na ânsia de estar andando com pessoas “sem problemas”, muitos acabam formando grupos organizados pelo pior tipo de afinidade: suas dificuldades. E estes tem tudo o que é necessário para promover grandes tragédias. Mas se nosso marketing abordasse a verdade, pessoas saberiam que em nosso meio, trabalhamos como um hospital: muitos doentes, buscando constante recuperação.

Conheço uma igreja que possui um banner com a foto de algumas pessoas escolhidas a dedo em sua fachada. Porém, com o tempo, algumas pessoas abandonaram a fé. Inclusive, duas pessoas se revelaram homossexuais e se afastaram completamente da comunidade. Este banner por muitos é considerado como uma propaganda que deu errado e que, com certa urgência, necessita ser substituído. Inclusive há quem defenda o uso de bancos de imagens (com imagens pessoas desconhecidas) na confecção de uma nova fachada. Mas… há algo mais autêntico do que o velho banner? O velho representa a verdade. Diz que no nosso meio há pessoas com problemas. Que alguns talvez não chegarão até o fim, apesar de suas juras de amor a Cristo. E também revela que temos problemas como qualquer outra pessoa.

Esta é a publicidade da verdade; que não mente para se alcançar resultados. E com certeza, um evangelismo baseado em mentiras, não pode ser usado para representar aquele que é o caminho, A VERDADE e a vida.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. como publicitária eu posso dizer que o a prpaganda trabalha injustamente com o emocional das pessoas afim de faze-las beneficiar/adimirar na maioria das vezes, uma instituiçao com fins financeiros.
    E eu creio, que não é essa a intenção de uma igreja!

    Muito bom Ari!

  2. gabriel disse:

    A propaganda é muito ampla, vai desde uma campanha governamental anti pedofilia até uma propaganda do mais enganador produto de emagrecimento, etc.
    Assim como a propaganda comercial espalha muito lixo por ai a propaganda da igreja também espalha.
    Publicidade é de Deus, tem muita gente que para pra pensar e buscar Ele por causa de um panfeltinho da assembleia de Deus, daqueles bem toscos ou até um super banner deluxe bem localizado.
    Deus mesmo mandou Habacuque fazer uma placa, era tão grande que dava para ver quem passasse de longe correndo. Um dos primeiros outdoors da história aehuauehauehue

    2 Então o Senhor me respondeu , e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
    3 Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.
    4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

    Habacuque 2:2a5

    tem tbm em Isaías 8:1- , Isaias 30:8-

    Muita coisa boa pode ser usada para o mal mas temos que lembrar a parte boa da coisa né. :]

    Abraço pra Galera do Manifesto.

  3. Quando a igreja se propaga com a ideia de ser perfeita, estamos sendo pedra de tropeço.Isso so vai criar decepção, e quando alguem de decepciona com a igreja, infelizmente se decepciona tambem com Deus…

  4. Amados, acima de tudo a Bíblia nos ensina a sermos verdadeiros e falarmos a verdade.
    Basta lermos a bíblia que ali encontraremos as respostas.
    A própria palavra diz que o povo morre por falta de conhecimento.
    Assim sendo, creio que podemos usar todos os meios para disseminarmos a palavra de DEUS sempre com VERDADE e AMOR, exemplo maior de JESUS.

    A Paz em todos os corações.

    Alberto Goetze

  5. Josiel Dias disse:

    Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.

    Como é maravilhoso encontrarmos textos que nos fortaleça na fé, não é mesmo? Parabéns pelo maravilhoso trabalho, muito edificante.
    Vivemos dias de tribulações e esfriamento na fé, e muitas heresias onde muitos estão se alimentando de alimentos não sólidos e contaminados sendo assim adoecem espiritualmente se não tratados morrem na fé. Nestes últimos dias tem Deus levantado, homens e mulheres com compromissos de divulgar a palavra de Deus em tempo ou fora de Tempo “Gloria a Deus” . Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e compartilhar o nosso “blog”:Gostaríamos muito de contar com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

    “Mensagem Edificante para Alma”
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Josiel Dias
    Cons. Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.