Igreja Bonsai

As paredes de uma igreja, seu estatuto, liturgias e até mesmo a “visão” de sua liderança são pequenos demais para comportar a natureza essencialmente livre de um verdadeiro cristão. E este fato é o que proporciona a natureza orgânica da Igreja de Cristo. De modo que graças a tal natureza, continua o evangelho da salvação a ser perpetuado com verdade e sinceridade, repugnando naturalmente toda tentativa de controle.

Obviamente as pessoas procuram normatizar manuais a respeito do funcionamento da Igreja. A ponto de torná-la em uma “igreja bonsai”. Esculpida segundo a visão humanística de alguns indivíduos e de raízes limitadas ao ambiente seguro e conveniente da pouca terra que lhe abriga. Ela não se arrisca a crescer em solos desconhecidos. E todo galho é bem aparado, segundo a estética  aprazível aos olhos humanos.

Tais tentativas de controlar o crescimento da Igreja implicam necessariamente em mutilar partes que não correspondem aos paradigmas empresariais de produtividade. Graças a Deus não existiam “auditores” no primeiro século da Igreja. Ela teria perdido a oportunidade que apenas um ser vivo possui de crescer livre e descontroladamente. E também teria perdido o privilégio de MORRER.

Consegue imaginar uma igreja institucional com 2 mil anos de existência? Não mesmo! Deus nos livrou deste mal. Ele fez com que o seu Reino fosse como o grão de mostarda que, embora pareça pequeno, é capaz de crescer além das estruturas controladoras do jardineiro/pastor.

E quando o amor for o verdadeiro vínculo, então seremos uma só Igreja. E as organizações intitucionais servirão aos propósitos da Igreja Invisível de Cristo, sob pena de aniquilação total quando não mais servirem. Ninguém mais atará fardos ao pescoço alheio, tomando das pessoas a coisa mais preciosa que elas possuem: tempo. Mas, assim como o cristão que compreende a “graça” é desembaraçado com suas finanças sem que ninguém lhe pressione, naturalmente será também generoso ao doar seu tempo a tudo que o Espírito lhe pesar o coração.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Nana disse:

    Em tempo de acusações e heresias, é confortante e prazeroso ver a Igreja de Cristo como ela realmente é: verdadeira e imutável =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.