A hora de pedir ajuda

Há uma onda de orientações afirmando que as pessoas que possuem problemas de compulsão (seja em que área for), devem procurar ajuda. Tudo fundamentado em estatísticas e versículos bíblicos enfatizando o quanto é importante que não sejamos dominados por coisa alguma. Porém, qual é a hora certa de pedir ajuda?

É como se houvesse uma linha imaginária separando os que precisam de auxílio daqueles que conseguirão resolver seus problemas por conta própria. E consideramos comos os mais fracos aqueles que estão além do limite controlável da compulsão. Porém, é difícil encontrar alguém que adquire por si só a capacidade de discernir que já está do outro lado. A maioria de nós prefere dizer que bebe socialmente, toma apenas uns remedinhos sem receita, fuma apenas um cigarrinho de vez em quando, admiramos a beleza da criação nas fotos pornográficas que pulam na nossa frente todos os dias… e que mal há nisso?

O mal está em nossas excessivas tentativas de obter controle sobre aquilo que é incontrolável. Nossa carne grita, nosso desejos se tornam indomáveis e, naturalmente, cedemos. Não importa se em pequenas ou grandes coisas. Todos cedemos às compulsões da carne em algum nível. Não há de fato nem um justo sequer. Mas… há uma esperança!

Ao invés de nos segregarmos em dois grupos (os santos e os pecadores), devemos renunciar completamente ao falso controle que temos sob nossa conduta. Quanto mais uma pessoa se aproxima de Jesus, naturalmente deveria caminhar para uma maior exposição. Por isso é absolutamente possível separar aqueles servem ao sistema religioso daqueles que de fato servem a Deus. Religiosos investem boa parte de seu tempo na criação de um perfil público conveniente às relações sociais e altamente hipócrita, visto que não representa quem a pessoa realmente é.

Renunciar é submeter-se. Não aos religiosos, não à ilusão da cobertura espiritual. Mas à amizade. Aos bons relacionamentos desinteressados. Aos amigos de jornada, que caminham rumo ao mesmo destino. Este é o papel da Igreja, inalienável, porém quase sempre negligenciado.

Faz parte da Igreja de Jesus aquele que entende que TODO MOMENTO é hora de pedir ajuda. Só passou pela porta estreita aquele que desistiu de encontrar virtudes em si próprio e, expondo a si mesmo, encontra forças para não desistir. Não importa se o problema é pequeno e aparentemente domável. Na renúncia da ilusão do controle, encontramos cura verdadeira para todas as coisas.

Uma pessoa que vence muitas vezes seguidas não pode ser chamada de “mais que vencedor”. Só podem ser chamados de MAIS aqueles que percebem que nossa vitória está além deste “jogo”. Por isso, o medo de parecer um derrotado não pode aterrorizar aqueles que querem realmente mudar sua vida.

Faça alguma coisa!
Exponha-se!

Peça ajuda para resolver aquele problema que você tem certeza que é capaz de resolver sozinho. Simplesmente por que “sozinho” é uma palavra que não faz parte do Reino de Deus.

“Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?” (Mateus 16:26)

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Mariana disse:

    Eu realmente precisava ler isso hj.Palavra de esperança e alívio pro meu coração!

  2. Wander (LuH) disse:

    Quanto mais uma pessoa se aproxima de Jesus, naturalmente deveria ….

    essa parte e tanque d+

    muitos hoje e principalmente uma boa parte desses muitos “Lideres” estão se expondo menos…
    tipo e mais fácil ” vender na fera uma parada terceirizada ” do que correr atrás e plantar p/ colher.

    Religiosos investem boa parte de seu tempo na criação de um perfil público conveniente …

    Ai texto muito loko.

    http://www.missaotribo.com.br
    Deus abençoe D+

  3. Lilis disse:

    Uma pessoa que vence muitas vezes seguidas não pode ser chamada de “mais que vencedor”. Só podem ser chamados de MAIS aqueles que percebem que nossa vitória está além deste “jogo”. Por isso, o medo de parecer um derrotado não pode aterrorizar aqueles que querem realmente mudar sua vida…
    Vi que sempre é hora de pedir ajuda!
    Texto mtooooooooooooooooooooooo violento!

  4. Olá Pastor, acabo de ler seu texto concordo com o senhor, mas sobre pedir ajuda para o problema que achamos que podemos resolver sozinhos… Sabe, acho que no mundo em que vivemos se vem alguma ajuda, essa ajuda vem de Deus, as pessoas vivem ocupadas demais para ajudar umas as outras,tenho a nitida impressão que a cada dia caminhamos para uma solidão maior ainda. Só Deus nos ajuda, só ele está sempre disponível para nos ouvir, mais ninguém.

  5. Ariovaldo Jr disse:

    Mas é assim que revelamos a graça de Deus em nossas vidas. Aprendendo que devemos nos importar com os outros e sermos sempre os que ajudam; e que o julgamento fique para Deus. Nosso papel é nos importarmos com aquilo que naturalmente jamais nos importaríamos :)

  6. Jackeline disse:

    Olá Ariovaldo, eu amei seu texto, de fato diante de nossas dificuldade e limitações infelizmente temos a “prepotêcia” de pensarmos q’ podemos solucionar os nossos problemas. Passei por essa dificuldade algum tempo,não por medo de exposição mais do olhar ser humano que por muitas vezes machuca tanto quanto o nosso pecado, mas graça a Deus que me fez vê que um cordão de uma dobra é tão facil de se romper, não ouve outra saída a exposição.

  7. liborio disse:

    boa tarde pastor,

    meu nome, é liborio rego
    venho aki dezesperado pedir uma oração pra minha mulher que não esta bem tem um cãnser no figado,nome dela é denis renata de mello,e ela esta sempre com maus olhares e com muita pouca sorte em td,eu sei que jesus vai le curare e estou acreditar ja na cura dela pk acredito em jesus e ele nuncas nos abandona,em nome de jesus agradeço pela oração amen glorias a deus.pra td sempre,louvado seija sempre nome de jesus,amen

    este é meu emeil- liborio-renata@hotmail.com

  8. claudio cesar mendes de jesus disse:

    meu deus espero que me ajude no que lhe tenho pedido todos os dias nas minhas oracoes estou meso em baixo pesicologicamente tenho fe que me ajude.

  9. Ola bom dia, venho atrvés deste espaço deixar meu desabafo, sempre fui uma pessoa feliz, correta com meus negocios, até um dia em que recebi um convite de uma amiga para abrirmos uma loja de roupas e calçados, tudo estava indo bem até que ela resolveu sair da sociedade, fiquei triste pois saiu dela este sonho, ela cuidava da parte financeira e estrapolou nas contas e nao me participou da real situação por este motivo não quis mais continuar, quando foi desfeito a sociedade ela me passou tudo oque tinha de cheques , emprestimos a pagar, daria tranquilo para pagar, mas na verdade erm o dobro do que me passou, então fiquei desesperada, estou conseguindo pagar mas não consigo repor mercadoria, gastei aqui todas as minhas economias que estava guardando para dar entrada da minha casa, gostaria tanto de encontrar uma soluçao, mas nao vejo saida perdi parte de minhas freguesas por falta de mercadoria. sei que foi culpa minha entrar em algo desconhecido mas era um sonho de ter alguma coisa minha mesmo, desculpem pelo desabafo mas estou no fundo do posso, Deus abencçoe a todos e orem em meu favor pois não aceito depressao na minha vida, mas as coisas estão tomando um rumo inesperado.

  10. olá meu nome é flavia e estou desesperada pois preciso com urgencia de 2,500,00 dois mil e quinhentos pois tenho que quitar minha casa e so falta isso por favor me ajude minha ag7157 conta 06059-6 itau obrigada deus dara em dobro quem me ajuda

  11. in the event you want, I’ll create you content articles. Copywriter seeking for function

  12. Isa disse:

    Obrigada. Precisava ler isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.