Atitude subversiva

Hoje, enquanto eu estava parado em um semáforo, percebi alguns stickers colados no poste. Mensagens supostamente subversivas, coladas em um lugar onde eu aposto que a grande maioria jamais perceberá. Prestando um pouco mais de atenção nas ruas, percebo uma proliferação de manifestações artísticas independentes, como uma tentativa de criar uma consciência coletiva a partir de mensagens transmitidas por métodos considerados subversivos. Então me perguntei: o que de fato vem a ser “subversivo”?

Segundo a Wikipédia:

O termo subversão está relacionado a um transtorno, uma revolta; principalmente no sentido moral. A palavra está presente em todos os idiomas de origem latina, e era originalmente aplicada a diversos eventos, como a derrota militar de uma cidade.

Já no século XIV era usada na língua inglesa com referência a temas de direito e no século XV começou a ser usada relacionada a reinados. Esta é a origem de seu uso moderno, que se refere a tentativas de destruir estruturas de autoridade, enquanto subversão se refere a algo mais clandestino, como erodir as bases da fé no status quo ou criar conflitos entre pessoas.

Eu, como defensor das formas alternativas de expressão, sempre simpatizei com métodos alternativos de mídia. Stickers, lambe-lambe, grafite, pixação, cartazes, etc. Mas o que hoje me incomoda é a total e completa falta de CAUSA por parte daqueles que praticam tais expressões artísticas.

Subversiva não é a arte em si. Mas a incapacidade de tais pessoas de lutar por uma causa coerente. A subversão se apresenta como a deprimente tentativa de aparecer a qualquer custo. Não importa mais a opinião do próximo. Nada importa mais do que ser “diferente”. São pessoas que demonstram uma cegueira para o que vem a ser o Reino da Luz, pois estão deslumbradas demais com o aspecto subversivo do império das trevas.

Adoro a liberdade de expressão. Mas o que de fato é inspirador? E o que não passa de pura vaidade?

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. eder disse:

    nossa maneiro esse blog
    affs percebi que sou exatamente subversivo
    mas como mudar ?

  2. Ótavio disse:

    Po cara fica falando merda. Tu tem a maior cara de subversivo…
    Leva mal nao!!! Como fala ai em um artigo nesse blog, para um cara que ama a igreja mesmo ela sendo uma porcaria, como pode julgar e dizer que o subversivo esta cego e no Imperio das Trevas, e tu nao estaria cego amando porcaria, acreditando em algo hoje sem reputaçao e caindo em descredito?
    Leava mal nao, perdi foi o meu tempo lendo esse blog de merda!io

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.